QUANTIDADE DE FURTOS AUMENTA EM JAÚ

28/04/2016 - 10:24

O número de furtos registrados no primeiro trimestre de 2016 em Jaú aumentou em relação ao ano anterior. De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo, foram 361 ocorrências dessa natureza nos três primeiros meses deste ano, contra 336 em 2015, aumento de 7,4%.

 
A quantidade de furtos neste ano é superior também à computada entre janeiro e março de 2014, quando foram 338 casos. Em 2013, contudo, o cenário havia sido bem pior, com registro de 537 furtos apenas nos três primeiros meses do ano.
 
Em 2016, o quadro de furtos de veículos também cresceu na comparação com 2015 (aumento de 51 para 60). Os roubos mantiveram-se estáveis, tendo caído de 44 para 42. Os roubos de veículo passaram de cinco para sete.
 
Nas últimas semanas, furtos e roubos foram registrados contra adolescentes e idosos, perfis considerados mais vulneráveis. No dia 4 de abril, menino de 13 anos foi roubado na Avenida Zezinho Magalhães, após sair da escola. Ele andava pela via com o celular na mão quando foi agarrado e jogado no chão por rapaz de bicicleta, que fugiu com o dispositivo móvel.
 
Na noite última segunda-feira, jovem de 16 anos teve celular roubado enquanto caminhava pela Rua Rui Barbosa. Ele foi abordado por três ladrões, e um deles acabou detido pela Polícia Militar (PM). No mesmo dia, mas no período da manhã, a casa de aposentado de 61 anos foi furtada no Residencial João Ballan, mas a vítima não estava no imóvel.
 
O capitão Sérgio Henrique Murad, comandante da 1ª Companhia da PM, atesta que a vulnerabilidade das vítimas e as oportunidades “concedidas” ao ladrão são fatores importantes no crime – uma dessas ocasiões é andar com o celular às mãos, distraído. “Normalmente, os bandidos escolhem os alvos mais fáceis”, explica.
 
A orientação da corporação é dificultar a ação dos bandidos. Murad diz que a PM tem intensificado o patrulhamento nos locais que concentram os furtos e roubos, como a região central e as proximidades do Parque do Rio Jaú.
 
Jovens
 
Para os adolescentes, especificamente, as dicas são procurar andar em grupos, evitar locais ermos e não se distrair com dispositivos eletrônicos ao caminhar. Mesmo entre os adultos, a preocupação da PM é grande nas redondezas do parque e do Rio Jaú, onde a iluminação é precária em alguns pontos durante a noite.
 
O delegado assistente da Delegacia Seccional de Jaú Euclides Francisco Salviato Júnior diz que o adolescente constitui alvo “interessante” porque costuma andar com celular de alto valor, além de acessórios, tênis e relógios. “São objetos pequenos, fáceis de trocar por drogas, que chamam atenção.”
 
Comércio do Jahu

Clique aqui para ver outras notícias!