R$ 5 MILHÕES SERÃO EMPRESTADOS PARA PREFEITO DE JAÚ

01/12/2017 - 10:04

Em sessão extraordinária realizada ontem (30) pela manhã, a Câmara de Jaú autorizou o prefeito Rafael Agostini a contrair empréstimo de R$ 5 milhões junto à Caixa Econômica Federal. O valor será repassado por meio do Programa Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento para aquisição de “máquinas e equipamentos agrícolas, dentre outros”.

O chefe do Executivo alega que a documentação que viabilizaria o empréstimo deveria estar no banco até ontem, razão pela qual a extraordinária foi convocada.

Apenas Tito Coló Neto, Maurílio Moretti, Tuco Bauab e João Pacheco foram contrários à matéria, apreciada em regime de urgência.
 
Os legisladores questionaram a imprecisão do projeto, que possui seis artigos dispostos em uma página. A lei não esclarece, por exemplo, quanto tempo o Poder Executivo terá para quitar o compromisso, que provavelmente será incluído nas dívidas de longo prazo. Menciona apenas que a Caixa poderá descontar os pagamentos diretamente do Fundo de Participação dos Municípios.
 
Nem o projeto e nem a justificativa descrevem quais equipamentos serão adquiridos e quais as secretarias que vão utilizar os veículos.
 
“Se o prefeito comprar as máquinas, eu vou parabenizar, mas do jeito que veio, o meu voto é contrário, porque tem que discriminar (as máquinas)”, defendeu Bauab. Moretti também defendeu maior detalhamento. “Falta detalhar. O que custa escrever aqui?”, perguntou o vereador.
 
Herança
 
O líder do governo, José Carlos Borgo, defendeu a medida, dada a necessidade de recuperação das estradas rurais. “Falou-se aqui sobre o tempo que vai demorar para pagar o financiamento. Todos os prefeitos pagam financiamentos de prefeitos anteriores”, observou o vereador.
 
Parte do plenário abordou a precariedade da frota. Segundo Luiz Henrique Chupeta, a última compra de maquinário foi na década de 90, na gestão do ex-prefeito Waldemar Bauab.
 
“Eu acredito que, por coerência, o prefeito vai usar o dinheiro para aquisição dessas máquinas”, defendeu o presidente Lucas Flores.
 
A sessão extraordinária durou pouco mais de uma hora e serviu exclusivamente para votação do projeto.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!