RECLAMAÇÕES EM TORNO DA PRAÇA TANCREDO NEVES

26/10/2017 - 10:08

A presença de moradores de rua e usuários de droga na Praça Tancredo Neves, que fica ao lado do Terminal Rodoviário de Jaú, na região central, vem sendo alvo de reclamações constantes por parte de quem mora próximo ao local. Segundo a prefeitura, comissão está sendo formada para atuar junto às pessoas em situação de vulnerabilidade.

A praça já foi apelidada de "cracolândia jauense" por moradores da cidade. Neste mês, num intervalo de dois dias, Polícia Militar encontrou vários objetos furtados escondidos no local. A primeira ocorrência foi registrada no dia 18, por volta das 8h30.
 
Na mochila de um morador de rua de 29 anos que deixava a quadra da praça, os policiais encontraram um cabo de TV e objetos de higiene pessoal. Em meio a folhas secas, a polícia encontrou outra bolsa contendo um projetor avaliado em cerca de R$ 4 mil.
 
Os produtos haviam sido furtados durante a madrugada de um estabelecimento na Rua Quintino Bocaiuva. O morador de rua foi ouvido na Central de Polícia Judiciária e liberado. No dia 20, a PM voltou a apreender objetos furtados na mesma praça.
 
Durante abordagem de rotina, equipe encontrou dentro da mochila de uma mulher de 37 anos diversos produtos de beleza furtados de um salão no último dia 14. Dentro do travesseiro dela, havia um alicate de pressão furtado de uma loja de ferramentas.
 
Os dois estabelecimentos comerciais ficam na rua Saldanha Marinho, no Centro. A mulher, que já tinha diversos antecedentes criminais e estava em liberdade há pouco mais de um ano, foi encaminhada à CPJ e autuada em flagrante por receptação.
 
TRABALHO SOCIAL
 
Em nota, a Prefeitura de Jaú informou que a equipe técnica do "Centro POP", vinculado à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, realiza abordagens sociais semanais em locais públicos onde se encontram pessoas em situação de vulnerabilidade. Durante as visitas, segundo o município, elas são orientadas e direcionadas ao "Centro POP".
 
"É importante ressaltar que este trabalho tem alcançado resultados bastante positivos", afirma. "A Praça Tancredo Neves, como os outros locais públicos, tem tido o devido acompanhamento, por meio de buscas ativas e de abordagem".
 
De acordo com a prefeitura, comissão intersetorial está sendo formada, envolvendo secretarias municipais, Defensoria Pública e Polícia Militar (PM), para tentar solucionar os problemas que ocorrem no local. "O objetivo desta comissão será criar um elenco de medidas, pautadas nas normas constitucionais, para resguardar os direitos dos cidadãos em situação de rua", explica.
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!