SAMU AJUDA CORPO DE BOMBEIROS A SOCORRER EM JAÚ

08/05/2017 - 09:08

Com duas Unidades de Resgate paradas para manutenção, na semana passada, o Corpo de Bombeiros de Jaú teve que pedir ajuda ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, durante pelo menos três dias, para que o transporte de vítimas para o hospital da cidade não fosse prejudicado. Apesar do contratempo, a corporação garante que não deixará de atender os casos de emergência.

O problema foi confirmado pelo comandante do 12º Grupamento de Bombeiros, o tenente coronel Rogério Gago. Em nota, ele explicou que, "em razão de problemas de contrapartida financeira do município de Jaú para o custeio de manutenção das viaturas, houve a baixa simultânea das duas Unidades de Resgate do Posto de Bombeiros local".
 
Segundo Gago, com as URs paradas, a unidade pediu apoio ao Samu para o transporte das ocorrências com vítimas. "Contudo, toda parte anterior a esse transporte, como salvamento, estabilização e imobilização das vítimas, continuou sendo realizada pelas nossas guarnições com outras viaturas operacionais que não dispõem de compartimento de transporte de vítimas, não causando prejuízo algum a sua saúde", afirma.
 
DIFICULDADE
 
O comandante esclarece que, por determinação judicial, o município de Jaú não conta mais com a Taxa de Serviços de Bombeiros, fonte de recursos que garantia a manutenção e o incremento das atividades dos Bombeiros na cidade. De acordo com ele, com a extinção da taxa, esses encargos passaram a ser de responsabilidade do poder público municipal.
 
"Como medida de solução para essa problemática, o Corpo de Bombeiros encaminhou proposta ao prefeito municipal Rafael Agostini para implantação de nova taxa, com os argumentos e embasamentos jurídicos que justificam tal medida. Tal proposta, atualmente, encontra-se no setor jurídico da prefeitura para análise de sua viabilidade", informa.
 
Procurada pela reportagem, a gerente de gabinete da Prefeitura de Jaú, Jordana Zago Eleutério, explicou que todos os pedidos protocolados pelo Corpo de Bombeiros, relativos a itens como alimentação, manutenção de viaturas e aquisição de materiais, por exemplo, são prontamente atendidos pela administração para que o atendimento à população não fique prejudicado.
 
 
JCNET.

Clique aqui para ver outras notícias!