SEGUNDA EDIÇÃO DO VARAL SOLIDÁRIO ACONTECE AMANHÃ

25/08/2017 - 10:09

Quem não se sente bem ao pegar uma roupa limpinha, com cheirinho de amaciante, para vestir? A mesma sensação fica quando calçamos um sapato quentinho quando os pés clamam por um pingo de calor e conforto. Tentar proporcionar isso a pessoas carentes, moradoras de rua ou não, é o objetivo da ONG 1%, de Jaú, que promove, amanhã (26), a segunda edição do Varal Solidário. A ação ocorre no pátio da igreja São Benedito, das 9h às 16h, e, além das doações de roupas, sapatos e acessórios, os participantes poderão cortar cabelo e fazer barba gratuitamente.

“Estamos juntando forças para entregar roupas boas, em ótimas condições, algumas com etiquetas, para pessoas que estão precisando de uma calça jeans a mais para trabalhar ou de uma blusa para ir à escola”, diz o idealizador da ONG 1%, Rodrigo Di Paula.

O grupo de voluntários finaliza a separação e preparação das peças de roupas, calçados e bolsas, as quais totalizam mais de mil itens. No sábado, haverá ainda orientação jurídica, distribuição de sementes e mudas e almoço em quantidade limitada. É possível também doar, pois o tema é: “Pegue e pendure”.
 
Para receber as peças, porém, há critérios, como o beneficiado com a doação estar presente no evento. “Temos um padrão de trabalho. Não adianta falar que tem um primo que precisa. Pedimos para que todas as pessoas venham até aqui, pois em outros eventos tivemos a infelicidade de descobrir que havia pessoas vendendo as roupas em brechós. Nossa ideia é promover a igualdade”, diz Di Paula.
 
Ao término da ação, as sobras de doações serão encaminhadas a famílias carentes, moradores de rua e entidades assistenciais de Jaú. O corte de cabelo e barba ficará por conta da equipe da Escola de Cabeleireiros Tide. A primeira edição do Varal Solidário ocorreu no início deste ano para auxiliar as mais de 30 famílias que ficaram desalojadas após terem as casas atingidas por forte enxurrada no Jardim Santa Helena.
 
Voluntários
 
Atualmente, a 1% conta com cerca de 20 voluntários ativos e atende mais de 60 moradores de rua de Jaú, além de famílias carentes. São fornecidas mais de 500 refeições mensais e distribuídas de 35 a 45 cestas básicas e caixas de leite. A ONG, cujas atividades começaram em 2009, mantém um cadastro das pessoas assistidas. Durante a semana, faz refeições para moradores de rua e, aos sábados, visita as famílias carentes.
 
COMÉRCIO DO JAHU.

Clique aqui para ver outras notícias!