SINAL DE TV ANALÓGICO SERÁ DESLIGADO HOJE

28/11/2018 - 09:10

O sinal analógico da TV aberta será desligado às 23h59 de hoje. A partir da meia-noite de sexta-feira, quem não tem televisão que capte o sinal digital ou não providenciou o conversor e a antena ficará sem ver TV. Em Jaú, até ontem, 1,9 mil famílias que têm direito ao kit gratuito não haviam retirado os aparelhos.

Ao todo, foram oferecidos 10,7 mil kits para beneficiários de programas sociais. Famílias de baixa renda que estejam cadastrados em programas do governo federal, como o Bolsa Família, têm direito ao conjunto composto por antena, conversor e controle remoto.
 
Os interessados podem ligar para o número 147 com o Número de Identificação Social (NIS) em mãos para saber se podem retirar os aparelhos. A entidade Seja Digital, que acompanhou a transição entre os sinais, promoveu vários mutirões de orientação e entrega de kits em bairros e na região central de Jaú. Embora a mudança definitiva aconteça hoje, a distribuição dos itens continuará sendo feita.
 
Quem não tem direito ao material e possui TV sem recepção precisa providenciar a antena, que custa em média R$ 90.
 
Com o desligamento do analógico em todo o Estado e em outras regiões do País, o sinal exclusivamente digital estará nas casas de 62% da população brasileira. Em geral, televisores adquiridos a partir de 2010 já podem ter a adaptação para o sinal, mas é preciso checar.
 
Usuários da TV paga ou que moram na zona rural e possuem antena parabólica não serão afetados. A mudança vale apenas para o sinal aberto terrestre, ou seja, não afetará a transmissão de dados via cabo, rádio ou satélite.
 
Histórico
 
O modelo de TV digital adotado no Brasil prevê melhores qualidades de imagem e som e compartilhamento de programação na faixa multicanal. Por enquanto, apenas emissoras legislativas adotam a faixa híbrida, e exibem a programação simultânea das TVs Câmara, Senado, Assembleia e Câmara local.
 
O Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre foi criado por meio de decreto presidencial em 2003. Ao longo desses anos, o governo decidiu o padrão que seria utilizado e preparou a transição entre os sinais. A intenção é a de que até 2023 o sinal analógico seja totalmente desligado no País. 
 
Com o fim do modelo antigo, a faixa de 700 Mhz (frequência) será liberada para expansão da oferta de internet 4G. Com isso, é possível que a qualidade do sinal do celular melhore em conexão e velocidade.
 
Fontr: Comércio do Jahu.

Clique aqui para ver outras notícias!