SINCOMÉRCIO DE BAURU TEME FECHAMENTO DE DUAS MIL EMPRESAS ATÉ O FINAL DE MAIO

28/04/2020 - 10:42

O Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) de Bauru teme que até 2 mil empresas em Bauru fechem até final de maio, mês em que a quarentena pode registrar flexibilização. A estimativa toma como base relatos de empresários recebidos pela entidade nos últimos dias. No domingo (26/04), inclusive, foi realizada uma carreata para protestar pela imediata liberação do segmento.

Presidente do Sincomércio, Walace Garroux Sampaio afirma que, mesmo se houver a reabertura gradual a partir de 11 de maio, muitas empresas, a maioria de pequeno porte em bairros e do segmento de calçados e confecções, não conseguirão mais sobreviver.
 
"Até o final de maio, a estimativa é de que 2 mil empresas não reabram e levem com elas 7 mil empregos. Muitas dessas 2 mil nem existirão mais até o dia 11. E as que tentarem sobreviver poderão morrer até o fim do mês", observa Sampaio. "O dinheiro do governo para socorro das empresas não chegou até agora. E, para as micro, com faturamento de até R$ 360 mil ao ano, nem existe sequer promessa", critica o presidente do sindicato.
 
10,8 MIL EMPRESAS
Segundo o Sincomércio, o comércio varejista de Bauru é composto por 10,8 mil empresas, que empregam até 38 mil pessoas com carteira assinada. "Lembro que, na maioria absoluta das pequenas empresas, que são mais de 6 mil, o comerciante trabalha ao lado de seus colaboradores, atrás do balcão, da abertura até o final do expediente", completa Sampaio. Já em relação às grandes lojas, o Sincomércio estima que até 3 mil vagas sejam extintas no mesmo período.
 
CARREATA
Com foco na reabertura imediata do comércio, uma carreata ocorreu na manhã deste domingo (26). Os comerciantes pediram a volta do funcionamento, seguindo regras de higienização em virtude da pandemia do coronavírus.
 
Cerca de 100 veículos, entre carros e motos, percorreram a avenida Nações Unidas, buzinando atrás de um trio elétrico, em forma de protesto. A polícia acompanhou o trajeto.
 
A carreata foi realizada com dois pontos de concentração. Inicialmente, o carro de som e mais alguns veículos saíram da quadra 34 da av. Nações e seguiram em direção ao segundo trecho de referência, próximo à rodoviária, onde mais veículos aguardavam.
 
Juntos, os dois movimentos deram mais uma volta na avenida, fazendo o caminho de volta em direção ao ponto inicial, na quadra 34 das Nações. O protesto terminou em frente ao Sincomércio, na quadra 17.
 
Após a manifestação, Walace Sampaio disse que a entidade seguirá com a pressão pela reabertura. "O que eu tenho sempre repetido exaustivamente é que os bauruenses vejam por trás de cada porta do comércio não a mercadoria que está lá na prateleira. Têm pessoas. Têm bauruenses lá dentro, trabalhando junto", conclui.
 
Informações: JCNET.
Foto: Reprodução Google.

Clique aqui para ver outras notícias!