UNICAMP 2017: CONFIRA A CORREÇÃO COMENTADA DA PROVA DA 1ª FASE

22/11/2016 - 10:34

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aplicou neste domingo (20) a prova da primeira fase do vestibular 2017 para mais de 67 mil candidatos.
 
Diferentes versões
 
No vestibular aplicado pela Unicamp, havia versões variadas de provas: as questões eram as mesmas, mas em ordem diferentes.
A Oficina do Estudante considerou a prova Q e Y para o gabarito extraoficial ao lado.
No site da Comvest estão disponíveis as quatro versões da prova, e o candidato pode conferir qual é a ordem correta das questões para cada caso:
 
Prova T e Z
 
Prova S e W
 
Prova R e X
 
Prova Q e Y
 
 
(*) Nesta segunda (21), véspera da divulgação do gabarito oficial, os professores da Oficina do Estudante alteraram a resposta e afirmaram que nenhuma alternativa responde a questão.
(**) Os professores da Oficina apontaram nesta segunda que a alternativa D não é a melhor resposta, mas seria a menos equivocada.
(***) Na questão 74, a Oficina alterou a resposta para a letra A.
(****) Os professores alteraram nesta segunda-feira a resposta para D por ser a única possível.
(*****) A Oficina mudou a resposta nesta segunda para letra C.
 
A prova
 
A Unicamp aplicou neste domingo a 1ª fase do vestibular 2017 para os candidatos inscritos que disputam 3.320 vagas  distribuídas em 70 cursos de graduação. Os portões dos locais de prova foram fechados às 13h03 para o início do exame.
A avaliação foi realizada simultaneamente em  29 cidades paulistas (Araçatuba, Avaré, Bauru, Botucatu, Bragança Paulista, Campinas, Franca, Guaratinguetá, Guarulhos, Jundiaí, Limeira, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré) e no Distrito Federal (DF).
 
A primeira fase
A prova da 1ª fase do vestibular 2017 da Unicamp teve 12 questões interdisciplinares, ao invés de quatro, como nos anos anteriores.
O exame teve 90 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 13 testes de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, 13 de matemática, 9 perguntas de história e 9 de geografia (incluindo filosofia e sociologia), 9 de física, 9 de química, 9 de biologia, 7 de inglês, além das 12 interdisciplinares.
A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 13 de dezembro
 
Abstenção
Segundo a Comvest, a abstenção na primeira fase este ano foi de 8,64% contra 8,20% no vestibular 2016. Em 2015, o índice foi de 8,04%.
Dos 73.489 inscritos no vestibular 2017, 6.346 candidatos não compareceram para fazer o exame.
Em Campinas, a abstenção foi de 9,6% e em São Paulo de 8,5%.
 
Avaliações
Os candidatos comentaram que a prova deste ano citou o desastre de Mariana, personagens de desenhos animados e o Manifesto Comunista.
Além disso, conforme esperado, o exame também foi mais interdisciplinar que em anos anteriores.
Havia um expectativa grande dos estudantes em relação ao novo modelo de prova de 2017, que passou de quatro para 12 o número de questões interdisciplinares (que envolvem raciocínio e associação de conteúdos de mais de uma disciplina em um mesmo enunciado). 
A maioria dos alunos ouvidos pelo G1 aprovou a alteração.
 
Segunda fase
A segunda fase será realizada nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017.
As provas de habilidades específicas para os cursos de arquitetura e urbanismo, artes cênicas, artes visuais e dança, serão feitas entre 23 e 26 de janeiro de 2017, em Campinas.
 
 
G1.

Clique aqui para ver outras notícias!