USUÁRIOS DE DROGAS TOMAM CONTA DE DELEGACIA DESATIVADA

09/02/2018 - 10:43

Um imóvel que abrigou um dos principais distritos policiais de Bauru até abril de 2013 atualmente é ocupado por usuários de drogas, que utilizam o local como abrigo e “posto” para consumo de drogas.

Para reforçar a contradição, os atuais ocupantes do prédio que ficou conhecido como a sede do 1º Distrito Policial da cidade rebatizaram o local como "Recanto dos Nóia”.
 
No jargão policial, “noia” se refere a usuários de drogas, especialmente de crack, numa abreviação de “paranoia”, espécie de perturbação mental que aflige os usuários que buscam mais droga.
 
O prédio fica na Avenida Comendador Daniel Pacífico, na Vila Falcão, nas proximidades da via de acesso à favela São Manuel. Desde o segundo semestre de 2015 o imóvel foi cedido à prefeitura, mas como ficou praticamente sem manutenção, virou abrigo de usuários de droga.
 
A prefeitura informou que as portas e janelas foram soldadas até que o prédio pudesse ser reformado e usado como sede de algum serviço.
 
Porém, a reportagem mostrou que essa tentativa de fechar o imóvel não funcionou e flagrou um intenso movimento de usuários de drogas. Também encontrou pessoas dormindo no local, que é tomado por colchões, cobertores, restos de comida e muita sujeira.
 
Insegurança e inconformismo
 
Os vizinhos do antigo Distrito Policial revelam tanto o sentimento de medo, pelo movimento de pessoas ligadas ao tráfico de drogas, como o de inconformismo, por ver um prédio público sem destinação voltada à comunidade.
 
A reportagem flagrou diversas situações de usuários sendo “atendidos” por traficantes. Ao fazerem o pedido, os traficantes se dirigem até a favela São Manuel, conhecido ponto de venda de drogas da cidade.
 
"A gente precisa de um posto de saúde. Há vários prédios abandonados com bastante espaço e, tendo boa vontade, dá pra prefeitura fazer muitas coisas. É dinheiro nosso que está desperdiçado nesse local", desabafa uma moradora da região, que pede para não ser identificada.
 
Em nota, a prefeitura de Bauru informa que atualmente possui 36 prédios alugados na cidade, que representam um gasto mensal de R$ 198,5, em valores de janeiro deste ano. Também disse que o aproveitamento do local como creche ou escola só é possível após avaliação pela Secretaria de Educação.
 
Também em nota, a Polícia Militar informou que todos os dias há patrulhamento na região da favela São Manoel. Em relação ao prédio desativado, a PM diz que não há registros de ocorrências e nem solicitação de moradores para ir ao local.
 
G1 - BAURU E MARÍLIA

Clique aqui para ver outras notícias!